Anosmia e hiposmia são termos que se referem a distúrbios do olfato.
A primeira nomenclatura corresponde a perda completa do olfato, já a segunda corresponde à perda parcial. A maioria dos pacientes com anosmia tem percepção normal de substâncias salgadas, doces, azedas e amargas. Porém, sentem dificuldade em realizar uma discriminação mais apurada dos sabores, uma vez que o olfato contribui fortemente para a percepção gustativa.
Portanto, é muito comum os pacientes se queixarem de perder o sentido do paladar (ageusia) e o prazer com a alimentação.
Como dito anteriormente, o sintoma definidor da anosmia é a incapacidade de sentir odores, o que consequentemente, também pode levar a sensação da perda ou diminuição do paladar.
A anosmia ocorre quando o edema intranasal ou outro tipo de obstrução impede que os odores tenham acesso à área olfatória. As principais causas são:
Para a realização da cirurgia utilizamos a anestesia geral, em que o paciente não sente nenhuma dor durante o procedimento.
A uvulopalatofaringoplastia é feita via oral, não sendo necessário incisões na pele. Normalmente, o paciente é liberado no mesmo dia da cirurgia. Porém, o período pode se estender de acordo com a evolução do quadro pós-cirúrgico ou se a uvulopalatofaringoplastia for acompanhada de outros procedimentos cirúrgicos.