Orientações

Orientações Pré e Pós-Operatórias

Conheça as orientações Pré e Pós-operatórias do Dr. Caio Soares
para aqueles que vão passar por uma cirurgia nasal.

Os tipos mais recorrentes de cirurgias nasais são: Rinoplastia, Endoscopia Nasossinusal, Septoplastia Endoscópica e Turbinectomia.
De forma geral, as orientações pré e pós operatórios são basicamente as mesmas para esses procedimentos. A seguir, confira quais são os cuidados e recomendações

CUIDADOS
PRÉ-OPERATÓRIOS

CUIDADOS
PÓS-OPERATÓRIOS

Orientações Pré-Operatórias

Antes de passar por qualquer procedimento cirúrgico, o paciente precisa realizar alguns exames pré-operatórios.
Com eles, o médico consegue identificar fatores de risco que podem gerar complicações durante a cirurgia. Os exames mais comuns são

Hemograma

Tem a função de identificar a presença de anemia, inflamações ou infecções que podem complicar o procedimento cirúrgico. Além disso, também é realizado o leucograma e eritrograma , avaliação e contagem de glóbulos brancos e vermelhos, respectivamente. Ademais, também são analisados os níveis de açúcar no sangue e se há ocorrência de diabetes.

Eletrocardiograma

A anestesia utilizada durante o procedimento cirúrgico apresenta uma baixa sobrecarga cardiológica. Porém, para garantir que o paciente não tenha nenhuma parada cardíaca durante o procedimento, o médico exige a realização do eletrocardiograma, que avalia a atividade elétrica do órgão. O exame leva menos de 10 minutos para ser feito e é totalmente indolor.

Consulta Pré-Anestesia

A avaliação pré anestésica (APA) deve ser realizada para qualquer procedimento cirúrgico. Ela tem como objetivo conhecer o histórico clínico do paciente, como medicamentos utilizados com frequência, procedimentos prévios, alergias medicamentosas, entre outras questões. Dessa forma, é possível definir qual a técnica anestésica mais adequada.

Além disso, durante a consulta são esclarecidas todas as dúvidas dos pacientes e repassadas as orientações sobre o pré-operatório.

Orientações Pré-Cirurgia

No geral, os cuidados pré-operatórios são os mesmos na maioria dos procedimentos cirúrgicos.
As principais orientações são:

- Jejum absoluto de 8 horas a partir da meia-noite do dia anterior (cortar até líquidos);
- Não consumir bebidas alcoólicas nos 4 dias anteriores ao procedimento;
- Não tomar aspirina, AAS ou medicamentos com ácido salicílico nos 10 dias anteriores à cirurgia.
- Caso você faça uso de anti-hipertensivos, poderá continuar tomando tranquilamente.

Não se esqueça de que na etapa de internamento não é permitido o uso de objetos metálicos, como brincos, anéis, aliança, colchete de soutien, entre outros. Após a realização dos exames e dos cuidados citados acima, você estará pronto para a realização da cirurgia.

Orientações Pós-Operatórias

Cuidados Básicos

- Permanecer em repouso nas primeiras 48 horas após a cirurgia e manter a cabeça sempre elevada.
- Ao deitar, recomenda-se utilizar dois travesseiros para apoio.
- Evite qualquer tipo de traumatismo sobre o nariz, especialmente enquanto dorme.
- Se possível, dormir em decúbito lateral.
- Não assoar o nariz enquanto estiver com o curativo nasal.
- Caso tenha vontade de espirrar, o faça pela boca.
- Evitar secar continuamente as secreções com lenços de papel ou produtos similares.
- Caso tenha secreção abundante, coloque uma gaze por fora das narinas e troque de acordo com a necessidade.
- Os curativos internos e externos nasais devem permanecer no seu lugar conforme a orientação médica.
- Mantenha uma alimentação saudável. Evite alimentos pesados e que exigem uma mastigação prolongada.
- Realizar a higienização conforme orientação do médico e utilizar apenas os medicamentos receitados.

Saiba mais sobre Procedimentos Cirúrgicos

Procedimentos Cirúrgicos

Septoplastia Endoscópica

A Septoplastia Endoscópica ou cirurgia de desvio de septo, é o procedimento cirúrgico que visa a correção do desvio de septo nasal.

Cirurgia Endoscópica Nasossinusal

A Cirurgia Endoscópica Nasossinusal é um procedimento que visa a retirada da mucosa doente presente nos seios da face.

Turbinectomia

A Turbinectomia é um procedimento cirúrgico que visa solucionar a dificuldade de respiração das pessoas que possuem hipertrofia de cornetos nasais.

Adenoamigdalectomia

Adenoamigdalectomia é a cirurgia que consiste na retirada das adenóides e amígdalas, pode ser indicada em casos de apneia, dificuldades respiratórias ou amigdalites de repetição.