Sinusite Crônica

O QUE é Sinusite Crônica?

Pode-se dizer que temos um quadro de sinusite crônica quando os sintomas da sinusite, como dor da face e tosse, permanecem por mais de 12 semanas consecutivas e não apresentam sinais de melhora mesmo com o uso de antibióticos.

Tratar a sinusite da forma correta é essencial. Caso contrário, o problema pode se desenvolver e contribuir para o desencadeamento de crises de asma, pneumonia, meningite, infecção dos olhos e, em alguns casos, abscessos cerebrais.

Quais são os Sintomas?

Os sintomas da sinusite crônica são basicamente os mesmos da sinusite aguda, o que muda é o tempo que eles permanecem e a intensidade.
Os sintomas mais comuns são:

Quais as Causas?

Entre as principais causas para o surgimento da sinusite crônica temos o tratamento incorreto de uma sinusite anterior, rinite alérgica e asma mal controladas, desvio de septo e ingestão excessiva de antibióticos. Além disso, pessoas com baixa imunidade ou que passaram por cirurgias recentemente, possuem maiores chances de desenvolver o quadro.

Quais os Tratamentos?

O tratamento para a sinusite crônica inclui:

Em um primeiro momento, o otorrino pode indicar o uso de medicamentos como:

Porém, se esse primeiro método não for efetivo, é possível recorrer a Cirurgia Endoscópica Nasossinusal. Com ela, conseguimos ampliar ou desobstruir os canais naturais de drenagem dos seios nasais, que podem estar fechados e impedindo a drenagem da secreção.

Em alguns casos de sinusite crônica é necessário a realização de exames como tomografia computadorizada da face, endoscopia nasal e coleta de amostras de secreções nasais. Dessa forma, é possível identificar o microorganismo e a causa exata do problema.