Polipose Nasal

O QUE é Polipose Nasal?

Os pólipos nasais correspondem a um crescimento anormal de tecido inflamatório na parede de revestimento do nariz e/ou seios paranasais, gerando saliências dentro destes locais.

Eles se assemelham a pequenas uvas ou lágrimas e podem variar em tamanho, formato e localização, podendo surgir em uma ou em ambas as cavidades nasais. Além disso, podem ser lesões únicas (como o pólipo antrocoanal) ou múltiplas e/ou confluentes (polipose nasossinusal).

Em alguns casos, os pólipos podem se desenvolver no início do nariz e serem visíveis. Porém, na maioria dos casos, eles crescem nos canais interiores ou nos seios nasais, o que impossibilita vê-los. No entanto, alguns sintomas são constantes, como coriza, sensação de nariz entupido e dor de cabeça.

Quais são os Sintomas?

Os sintomas do pólipo nasal dependem do seu tamanho e quantidade.

Pólipos nasais pequenos não costumam causar sintomas e acabam passando despercebidos.
Já os pólipos maiores ou vários pólipos nasais agrupados podem gerar vários sintomas.
O principal deles é o surgimento de uma sinusite crônica que demora mais de 12 semanas para desaparecer.
Outros sintomas são:

Quais as Causas?

Acredita-se que existe uma predisposição genética para o desenvolvimento de pólipos nasais.
No entanto, eles são mais frequentes em pessoas que têm problemas respiratórios que causam irritação constante da mucosa nasal.

Entre os fatores de risco conhecidos para o surgimento do pólipo nasal podemos citar:

Quais os Tratamentos?

O tratamento para a polipose nasal inclui: