Cirurgia Endoscópica Nasossinusal

O QUE É A CIRURGIA ENDOSCÓPICA NASOSSINUSAL?

A Cirurgia Endoscópica Nasossinusal é um procedimento que visa a retirada da mucosa doente presente nos seios da face.

Por meio da cirurgia, é possível realizar a drenagem dos mesmos e  reestabelecer as funções normais dos seios paranasais, evitando o acúmulo de secreções que causam infecções e inflamações na região.

Quando é indicado realizar a Cirurgia Endoscópica Nasossinusal?

A Cirurgia Endoscópica Nasal é considerada uma técnica pouco invasiva e muito precisa. Por isso, pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças que acometem o nariz e os seios da face. As principais indicações são para aqueles que possuem:

Sinusite crônica

Boa parte das cirurgias endoscópicas nasossinusais ocorrem devido aos quadros de sinusite crônica. Essa patologia é caracterizada pela permanência dos sintomas da sinusite por mais de 12 semanas consecutivas. É válido ressaltar que os tratamentos para sinusite crônica dependem da causa, porém esse procedimento cirúrgico consegue reduzir, consideravelmente, os sintomas.

Durante a cirurgia, será realizada a drenagem da secreção que está dentro das cavidades nasais, aumentando a ventilação da área e impedindo que os sintomas da sinusite voltem tão intensos como antes.

Polipose nasal

Quando os pólipos nasais produzem muita secreção, temos um quadro de polipose nasal. Se não for tratada da forma correta, pode causar tosses crônicas e problemas pulmonares, como bronquite e asma.

No procedimento cirúrgico, os pólipos são removidos. Consequentemente, temos uma redução das complicações inflamatórias e dos sintomas causados pelos problemas pulmonares. Assim como na sinusite crônica, aqueles que possuem polipose nasal também deverão tratar a doença ao longo da vida.

Cistos e tumores nasais

Normalmente, a Cirurgia Endoscópica Nasossinusal é uma das alternativas para a retirada de tumores nasais minimamente invasivos, que podem causar congestão e bloqueio de um dos lados.

Porém, em casos mais graves, pode ser necessário conciliar a cirurgia com outros tratamentos, como radioterapia. Em ambas as situações, o procedimento tem como objetivo retirar o tumor da cavidade nasal e manter a maior quantidade possível do tecido regular adjacente, preservando a estética do paciente.

A Cirurgia Endoscópica Nasal é uma vídeo-cirurgia, em que é utilizado um endoscópio que possui uma microcâmera acoplada.

Graças a ele, é possível visualizar com clareza o local da cirurgia e evitar cortes desnecessários nos tecidos saudáveis. Antes da realização da cirurgia, o otorrinolaringologista irá solicitar uma tomografia computadorizada. Assim, conseguirá avaliar por completo a estrutura do nariz.

Quais as Orientações para a Cirurgia?

Antes do procedimento cirúrgico, o paciente deverá realizar exames pré-operatórios, que, normalmente, são o hemograma, coagulograma, glicemia, creatinina e eletrocardiograma. O primeiro tem como objetivo avaliar as células sanguíneas e identificar possíveis anemias ou infecções que podem complicar o procedimento cirúrgico. Já o segundo exame é realizado para analisar a função cardiológica do paciente.