Cirurgia do Ronco e Apnéia do Sono

O QUE É APNÉIA DO SONO?

A apneia do sono é um distúrbio em que a pessoa para de respirar, por alguns segundos, diversas vezes enquanto dorme.

Essas pequenas pausas diminuem a concentração de oxigênio no sangue, o que pode levar a várias complicações, como: sono não reparador, alterações hormonais e alterações de humor.

Outra consequência grave é que, devido a redução do oxigênio, o sistema nervoso fica sobrecarregado e acelera os batimentos cardíacos. Caso a palpitação se perpetue, o paciente pode desenvolver algumas doenças cardiovasculares, como arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e hipertensão.

A apnéia do sono é um distúrbio que pode afetar qualquer pessoa. No entanto, existem alguns fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento. O sobrepeso é o principal deles, uma vez que a gordura acumulada em torno das vias aéreas pode obstruir a respiração.

Outras condições que também influenciam são: tabagismo, consumo excessivo de álcool, aumento das amígdalas ou adenóides e distúrbios cardíacos.

Identificar a causa da apnéia noturna é fundamental para indicar o tratamento correto. Em alguns casos, a perda de peso já é suficiente. Porém, em outras situações é necessário recorrer a aparelhos ortodônticos,

Quando é indicada a realização da cirurgia do Ronco e Apnéia do Sono?

A cirurgia é indicada apenas para os quadros em que o paciente corre o risco de desenvolver problemas cardíacos sérios. Existem diversas técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas, sendo a uvulopalatofaringoplastia a mais comum.  Esse procedimento cirúrgico tem como objetivo retirar o excesso de tecido do palato mole e da faringe, e reposicionar os músculos da faringe, desobstruindo a passagem de ar pela garganta. Em alguns casos, recomenda-se a remoção das amígdalas e das adenóides, pois quando estão hipertrofiadas podem gerar obstrução.

Para a realização da cirurgia utilizamos a anestesia geral, em que o paciente não sente nenhuma dor durante o procedimento.

A uvulopalatofaringoplastia é feita via oral, não sendo necessário incisões na pele.  Normalmente, o paciente é liberado no mesmo dia da cirurgia. Porém, o período pode se estender de acordo com a evolução do quadro pós-cirúrgico ou se a uvulopalatofaringoplastia for acompanhada de outros procedimentos cirúrgicos.

Quais as indicações para a Cirurgia?

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, o médico irá analisar o histórico médico do paciente, avaliando doenças pré-existentes, medicamentos de uso contínuo, histórico familiar e alergias.

Também serão solicitados alguns exames, como hemograma e coagulograma. Além disso, é necessário realizar uma avaliação cardiológica e anestésica antes da cirurgia.