
Popularmente conhecido como “nariz entupido”, a congestão nasal ocorre devido à inflamação dos vasos sanguíneos da região nasal. Nesse processo, a entrada do ar fica dificultada pelas vias aéreas estarem fora do comum. Podendo ser um problema crônico ou passageiro, a maioria dos problemas desse quadro vem de gripes, resfriados e alergias. Aqui está um compilado de tudo que você precisa saber sobre a congestão nasal.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA CONGESTÃO NASAL?
Apesar do nariz entupido dizer por si só, existem outros sintomas que aparecem junto do simples nariz entupido.
Podemos citar espirros, tosses, excesso de mucosa ou dificuldade de respirar.
Problemas em um quadro mais severo podem apresentar enjoo, febre, inchaço no rosto, dificuldade de engolir alimentos ou tosse permanente.
O QUE PODE CAUSAR A CONGESTÃO NASAL?
Como dito anteriormente, essa congestão pode ser desencadeada por uma inflamação, infecção ou irritação nos tecidos nasais.
Ter contato com poeira, fumaça, pólen ou outros agentes alergênicos também costumam a entupir o nariz, porém existem fatores crônicos que podem tornar essas crises mais comuns, entre elas:
- Desvio de septo
- Rinite
- Asma
- Gestação
- Uso de medicamentos
- Estresse
- Uso de medicamentos
- Excessos de descongestionante nasal
Alguns desses problemas podem trazer essa congestão nasal crônica ou muito intensa.
COMO MELHORAR OU EVITAR A CONGESTÃO NASAL
Quando se encontra em um grau mais leve, existem maneiras de melhorar esse desconforto causado pelo nariz trancado.
Preparar bebidas quentes, principalmente chás, ajudam na respiração. Além disso, o vapor que é liberado pelo líquido quente também reduzirá a mucosa e auxiliará na liberação das vias aéreas.
Descansar o corpo e evitar atividades físicas pesadas também irão aliviar esse quadro. Elevar o travesseiro durante o sono também facilitará a respiração. O uso de inaladores e umidificadores irão equilibrar com o tempo seco, que é prejudicial a quem tem congestões nasais com frequência. O umidificador aumentará a umidade dos ambientes, tornando mais fácil a passagem de ar pelas narinas. Os inaladores também trazem alívio ao desconforto, sendo medicamentosos ou de soro fisiológico. Outro ponto muito importante para avançar na melhora da congestão nasal é aumentar a ingestão de líquidos. Essa prática irá diminuir drasticamente a consistência da mucosa.
O ideal para manter o corpo hidratado é beber 2 litros de água por dia. Essa prática consequentemente irá tornar o muco menos viscoso e melhorar sua respiração. Por fim, evitar ambientes com ar-condicionado. Enquanto ele está ligado, o aparelho absorve grande parte da umidade presente no ar. Com o ambiente seco, a congestão nasal terá um quadro de piora.
A IMPORTÂNCIA DE UM MÉDICO NO TRATAMENTO DA CONGESTÃO NASAL
Apesar de criar esse texto com o intuito de ajudar, nada irá substituir a importância do acompanhamento de um médico na hora do tratamento da sua congestão nasal. Desde investigar as causas, acompanhar a evolução e até indicar os tratamentos necessários, o papel do profissional é essencial para que o problema seja resolvido o quanto antes e não se torne crônico.
Em casos mais severos, esse acompanhamento irá se certificar que o quadro não evolua para algo que estenda o problema às demais áreas do sistema respiratório. Logo, se perceber que sua congestão nasal está muito forte, frequente ou durando por tempo excessivo, busque ajuda médica imediatamente.