O otorrinolaringologista infantil é o médico que atua com enfoque no público infantil, atendendo desde recém nascidos até os adolescentes.
Trata-se de uma área muito importante pois as crianças apresentam diversas diferenças físicas, fisiológicas e comportamentais em relação aos adultos.
Normalmente, as doenças que ocorrem na fase infantil e não são tratadas corretamente, acabam influenciando no desenvolvimento físico e mental da criança, trazendo sequelas irreparáveis até a idade adulta.
As doenças mais comuns na infância são otite e amigdalite. Outras patologias que também podem acometer as crianças e ficam a encargo do otorrino avaliar são:
O otorrinolaringologista infantil é o médico que atua com enfoque no público infantil, atendendo desde recém nascidos até os adolescentes.
É muito comum crianças terem doenças que acometem o ouvido, nariz e garganta. Por esse motivo, muitos pais acreditam que não é necessário levar o filho ao otorrino. Porém, justamente por serem frequentes, faz-se extremamente necessário levá-los ao especialista logo nos primeiros sinais, a fim de evitar agravamentos ou repetição.
Normalmente, a primeira avaliação auditiva do bebê é feita ainda na maternidade. Trata-se do teste da orelhinha, que consiste em um triagem auditiva neonatal que ajuda a identificar deficiência auditiva em recém-nascidos. Caso o bebê não passe no teste, deve-se realizar uma nova avaliação e iniciar um acompanhamento com o otorrinolaringologista infantil .
Outras situações que demandam uma avaliação especializada do otorrinolaringologia infantil são: