Os pólipos nasais correspondem a um crescimento anormal de tecido inflamatório na parede de revestimento do nariz e/ou seios paranasais, gerando saliências dentro destes locais.
Eles se assemelham a pequenas uvas ou lágrimas e podem variar em tamanho, formato e localização, podendo surgir em uma ou em ambas as cavidades nasais. Além disso, podem ser lesões únicas, como o pólipo antrocoanal, ou múltiplos e/ou confluentes, a polipose nasossinusal.
Em alguns casos, os pólipos podem se desenvolver no início do nariz e serem visíveis. Porém, na maioria dos casos, eles crescem nos canais interiores ou nos seios nasais, o que impossibilita vê-los. No entanto, alguns sintomas são constantes, como: coriza, sensação de nariz entupido e dor de cabeça.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Os sintomas do pólipo nasal depende do seu tamanho e quantidade. Em alguns casos eles podem não causar qualquer sinal e serem identificados por acaso durante um exame de rotina do nariz.
Porém, os pólipos maiores ou vários pólipos nasais agrupados podem gerar vários sintomas.
O principal deles é o surgimento de uma sinusite crônica que demora mais de 12 semanas para desaparecer.
Os outros sintomas são:
- Coriza;
- Congestão nasal;
- Diminuição do olfato e paladar;
- Dor de cabeça ou na face;
- Dor nos dentes superiores;
- Sensação de peso ou pressão nos seios nasais;
- Coceira nos olhos;
- Roncos ao dormir.
E COMO SURGEM OS PÓLIPOS NASAIS?
Acredita-se que existe uma predisposição genética para o desenvolvimento de pólipos nasais.
No entanto, eles são mais frequentes em pessoas que têm problemas respiratórios que causa irritação constante da mucosa nasal.
Entre os fatores de risco conhecidos para o surgimento do pólipo nasal podemos citar:
- Sinusite crônica;
- Asma;
- Rinite alérgica;
- Infecções crônicas nos seios nasais;
- Síndrome de Churg-Strauss;
- Fibrose cística.
QUAIS OS TRATAMENTOS?
O tratamento para a polipose nasal costuma ser feito com corticoides em spray nasal para diminuir a irritação do revestimento do nariz.
Em alguns casos, esse tratamento é capaz de causar retração e desaparecimento dos pólipos.
Se o tratamento medicamentoso falhar, o otorrinolaringologista pode propor a realização da Cirurgia Endoscópica Nasossinusal para a retirada dos pólipos.
Como pudemos ver, os pólipos nasais possuem diversas causas. Por esse motivo, se existirem suspeitas de algum pólipo nasal no seu nariz, é aconselhado consultar um otorrinolaringologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento para aliviar os sintomas.