Elemento central na face, a aparência do nariz está diretamente relacionada ao visual de seu dono. Exatamente por isso, muitas vezes o seu formato pode não agradar, gerando diversas frustrações, como a baixa autoestima.
Felizmente, quem não está satisfeito com essa característica estética tem uma saída. É a rinosseptoplastia, que, além de trabalhar a estética, ainda corrige alguns problemas respiratórios, como o desvio de septo.
Da perspectiva estética, várias modificações podem ser feitas no nariz por meio da operação, como aumentar ou reduzir o seu comprimento, a altura ou largura, além de podermos alterar sua forma geral.
Por isso, cada caso é estudado detalhadamente pelo Dr. Caio visando o melhor resultado possível, dentro das demandas específicas de cada rosto e das expectativas do paciente.
O resultado final em si pode levar alguns meses, mas por volta da terceira semana a maioria dos sinais da operação já desapareceram. Neste período é importante evitar a luz do sol direta e utilizar protetor solar na região.
Uma primeira avaliação é realizada no consultório médico para identificar problemas estéticos e de função, e também decidir pelas melhores técnicas. Neste momento são possíveis também fotografias para avaliação pré operatória com simulação.
Uma vez definida a data da cirurgia, é necessário realizar exames clínicos – hemograma, coagulograma, glicemia, creatinina – para assegurar a total segurança do paciente durante a operação.
A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e sedação ou anestesia geral. São corrigidos problemas respiratórios, bem como a estética do nariz, em busca de um resultado natural.
O primeiro retorno ocorre entre 03 a 07 dias para avaliação e retirada dos curativos.
Os demais retornos de rotina são feitos depois de 01, 02, 03 e 06 meses assegurar o sucesso da operação.
A rinoplastia é indicada para casos de problemas funcionais do nariz, como desvio de septo ou dificuldades na respiração. É também recomendada para correções estéticas, as quais podem afetar a autoestima do paciente. A rinoplastia atende a ambos os casos, corrigindo os dois problemas de uma só vez, com resultados bastante satisfatórios.
As estruturas do rosto ainda estão em transformação até a metade da adolescência. Sendo assim, deve-se aguardar até os 15 anos para que o nariz já esteja totalmente desenvolvido. Para estes pacientes, é imprescindível a autorização dos pais e/ou responsáveis.
Os riscos são mínimos. No entanto, é fundamental que o paciente siga à risca todas as orientações do pós-operatório, como evitar esforços físicos, não usar óculos, alimentar-se e dormir bem. Importante evitar o consumo de álcool, drogas e medicamentos sem o conhecimento do seu cirurgião. Se todas essas precauções forem tomadas, o risco é praticamente zero.
A cicatrização completa leva até 15 dias e você já estará livre para voltar às atividades normais. No entanto, ainda pode haver a presença de um leve inchaço (edema), o que é normal. Sendo assim, o resultado definitivo pode levar até 6 meses, mas a maioria dos pacientes tem resultados satisfatórios em até 30 dias.
Existem pacientes que buscam melhor funcionalidade nasal, além de buscar um nariz mais harmônico com o rosto. Estes tem os melhores resultados. Há também pacientes que talvez desejem ter o nariz parecido com o de terceiros, mas isso pode causar frustração, dado que o seu nariz precisa estar em completa harmonia com o seu rosto e precisamos respeitar a naturalidade do rosto.
Dr. Caio Soares é Mestre e Doutor em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal do Paraná. Sempre trabalhou, além de suas atividades de consultório médico, na área de educação e aprimoramento acadêmico dentro da sua área de atuação. Clínico e cirurgião, atua também na área da Cirurgia Estética e Funcional de Nariz, Ottorrinolaringologia Infantil e Otoplastia.
É preceptor da Residência Médica em ORL no Hospital de Clínicas (UFPR) e professor no Programa de Fellowship do Hospital IPO em Curitiba. Também leciona no Curso de Pós Graduação em Estética Facial no IPO. Além de autor do livro “Otoplastia: Baseado em Evidências em Realidade Aumentada”, tem vários artigos científicos publicados.
Dr. Caio Soares atende e realiza os procedimentos cirúrgicos no Hospital IPO em Curitiba – PR, na Rua República Argentina, 2069 – Água Verde.