O sangramento nasal, também conhecido como epistaxes, é uma manifestação relativamente comum e que pode ocorrer em pessoas de qualquer idade.
Embora seja assustador e desconfortável, raramente indica um problema grave, podendo ser resolvido de maneira simples, sem a necessidade de intervenção médica.
Aconselha-se procurar um otorrinolaringologista quando os sangramentos nasais são constantes e ocorrem pelo menos 1 vez por semana. Deve-se procurar por atendimento médico de emergência em casos de hemorragias graves, que duram mais de 30 minutos e interferem na respiração.
Existem dois tipos de sangramento no nariz:
São menos comuns do que as hemorragias nasais anteriores e ocorrem com mais frequência em pessoas idosas. Nesse caso, o sangramento vem de uma artéria na parte posterior do nariz, que é mais fixa e dura. Por esse motivo, essas epistaxes são mais complicadas e, geralmente, requerem internação hospitalar e acompanhamento médico.
Como podemos perceber, o nariz sangra quando há rompimento dos vasos sanguíneos ou irritação do revestimento interno. Ambas as situações podem ocorrer por diversos motivos, os mais comuns são:
Outros fatores menos comuns, mas que também podem causar sangramento nasal, são: