A Septoplastia Endoscópica ou cirurgia de desvio de septo, é o procedimento cirúrgico que visa a correção do desvio de septo nasal.
Com a cirurgia, é possível centralizar o septo e aumentar a permeabilidade das fossas nasais, melhorando o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes. O desvio de septo é uma deformidade septal relativamente comum na população. Essa condição ocorre quando o septo, estrutura ósteo-cartilaginosa que separa as duas narinas, não é reto. Como resultado, pode ocorrer obstrução da passagem de ar, fazendo com que a pessoa tenha congestão nasal frequente e dificuldade de respirar pelo nariz
Outros sintomas comuns do desvio de septo são:
A cirurgia é indicada apenas para os casos em que os portadores relatam frequentemente desconforto pelos sintomas mencionados acima ou possuem queixas estéticas, uma vez que, em algumas situações, o desvio contribui para uma deformidade no nariz.
A Septoplastia não muda a aparência externa do nariz, exceto nos casos em que o desvio de septo é visível externamente. Porém, a cirurgia para correção do desvio pode ser realizada em conjunto com a rinoplastia. Dessa forma, é possível corrigir as imperfeições internas e externas.
Em relação a idade, recomenda-se realizar a septoplastia a partir dos 16 anos, idade em que o desenvolvimento septal já está concluído. Nos casos de desvio do septo infantil, a cirurgia é considerada apenas nas situações em que a deformidade interfere na ventilação nasal.
Outras indicações para a septoplastia são a presença de neoplasias septais (tumores) ou cefaléia rinogênica, quando há uma sensação de pressão ou dor intensa sobre o dorso nasal.
A Septoplastia ocorre no centro cirúrgico e pode ser realizada sob anestesia geral ou local, dependendo do caso.
Ao todo, o procedimento tem duração de aproximadamente de 30 a 60 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia. Durante a cirurgia, será feita uma pequena incisão dentro do nariz para o descolamento da mucosa nasal que recobre a cartilagem e o osso formador do septo. Dessa forma, é possível manusear o septo e corrigir sua deformidade. Após a remoção da parte desviada, a mucosa retorna para sua posição original e são realizadas algumas suturas com fio absorvível para evitar sangramentos no pós-operatório.
Antes do procedimento cirúrgico, o paciente deverá realizar exames pré-operatórios, que, normalmente, são o hemograma, coagulograma, glicemia, creatinina e o eletrocardiograma. O primeiro tem como objetivo avaliar as células sanguíneas e identificar possíveis anemias ou infecções que podem complicar o procedimento cirúrgico. Já o segundo exame é realizado para analisar a função cardiológica do paciente.
Os cuidados pré-operatórios gerais são os mesmo de qualquer outro procedimento cirúrgico:
O tempo de recuperação é de aproximadamente uma semana. Mas para que isso ocorra, é necessário manter alguns cuidados pós-operatórios.
Durante esse período, as recomendações são: