Pode-se dizer que temos um quadro de sinusite crônica quando os sintomas da sinusite, como dor da face e tosse, permanecem por mais de 12 semanas consecutivas e não apresentam sinais de melhora mesmo com o uso de antibióticos.
Tratar a sinusite da forma correta é essencial. Caso contrário, o problema pode se desenvolver e contribuir para o desencadeamento de crises de asma, pneumonia, meningite, infecção dos olhos e, em alguns casos, abscessos cerebrais.
Os sintomas da sinusite crônica são basicamente os mesmos da sinusite aguda, o que muda é o tempo que eles permanecem e a intensidade.
Os sintomas mais comuns são:
Entre as principais causas para o surgimento da sinusite crônica temos o tratamento incorreto de uma sinusite anterior, rinite alérgica e asma mal controladas, desvio de septo e ingestão excessiva de antibióticos. Além disso, pessoas com baixa imunidade ou que passaram por cirurgias recentemente, possuem maiores chances de desenvolver o quadro.
O tratamento para a sinusite crônica inclui:
Em um primeiro momento, o otorrino pode indicar o uso de medicamentos como:
Porém, se esse primeiro método não for efetivo, é possível recorrer a Cirurgia Endoscópica Nasossinusal. Com ela, conseguimos ampliar ou desobstruir os canais naturais de drenagem dos seios nasais, que podem estar fechados e impedindo a drenagem da secreção.
Em alguns casos de sinusite crônica é necessário a realização de exames como tomografia computadorizada da face, endoscopia nasal e coleta de amostras de secreções nasais. Dessa forma, é possível identificar o microorganismo e a causa exata do problema.