
A otoplastia é a famosa cirurgia nas orelhas, conhecida principalmente por corrigir as “orelhas em abano”.
Mas além disso, essa cirurgia também pode corrigir a falta congênita de orelhas, reverter sequelas, traumas ou malformações e também orelhas constritas.
Apesar de ser popularmente vista como uma cirurgia estética, a otoplastia trata conjuntamente problemas funcionais, caso seja a necessidade do paciente.
PARA QUEM É INDICADA A OTOPLASTIA?

Casos de assimetria facial causadas pelas orelhas são os mais comuns na otoplastia. Porém, casos de malformação ou traumas podem afetar também a audição. Nesses casos, a cirurgia tem objetivos funcionais de reparação da audição.
Não existe idade mínima para que a cirurgia seja realizada. Em casos de pacientes muito jovens, o médico irá analisar a estrutura da orelha para entender se o procedimento pode ser realizado.
É comum que o crescimento da orelha chegue a 100% na pré-escola, por volta dos seis anos, o que permite a realização da cirurgia. Mas isso varia de paciente para paciente e deve sempre ser analisado por um profissional.
COMO É FEITA A OTOPLASTIA?
O paciente é sedado e recebe anestesia local. Depois é feita uma leve incisão atrás da orelha. O excesso de pele e cartilagem é retirado através desse pequeno corte, tornando a estrutura da orelha mais flexível.
Os pontos são aplicados no final do processo não apenas para selar a incisão, mas também para manter a nova anatomia da orelha. O procedimento completo dura cerca de uma hora.
A internação costuma ser de até doze horas em observação após a cirurgia. Depois, o paciente sairá com um curativo.
DÚVIDAS SOBRE A OTOPLASTIA
Algumas dúvidas são comuns durante a decisão de fazer a cirurgia de otoplastia, entre elas:
A OTOPLASTIA DÓI?
Não. Mesmo com a incisão, durante o procedimento o paciente estará sedado. Além disso, a dor no pós-operatório costuma ser praticamente nula, ainda controlada por analgésicos e antibióticos prescritos.
POSSO TOMAR BANHO NORMALMENTE APÓS A OTOPLASTIA?
Sim! A única recomendação diferenciada para a hora do banho é que a temperatura da água não seja tão elevada. Caso esteja muito quente, pode afetar a área em recuperação, aumentando a inflamação do local. Com este cuidado o banho pode ser tomado normalmente.
O RESULTADO DA OTOPLASTIA É DEFINITIVO?
Para que seja definitivo, é sempre importante buscar profissionais especializados. A exceção são os pacientes mais jovens, como as crianças. Se a avaliação não for correta e a orelha ainda não estiver 100% formada, ela pode alterar o resultado da otoplastia com o tempo. Fora essa exceção, o resultado será sempre definitivo.
OS DEFEITOS A SEREM CORRIGIDOS SÃO SEMPRE OS MESMOS?
Existem quatro categorias de defeitos que podem ser corrigidos na otoplastia:
- Profundidade da concha auricular;
- Anteriorização do lóbulo auricular;
- Topografia baixa do pavilhão auricular em relação à face;
- Não formação de uma das dobras (anti-hélice).
O PÓS OPERATÓRIO DA OTOPLASTIA
Considerado entre os mais tranquilos das categorias estéticas, o tempo de recuperação costuma não apresentar dores ou queixas.
A volta das atividades regulares para adultos pode ser dois dias após a cirurgia, tomando os cuidados necessários com a área operada. Já para crianças, pedimos que fique uma semana em casa para melhor cicatrização.
O primeiro retorno ao médico é em até 48 horas para que seja retirado o curativo, enquanto o acompanhamento será marcado conforme a necessidade.
Caso você esteja pensando em fazer uma otoplastia, busque um profissional especializado para fazer sua cirurgia!