TUDO SOBRE A SEPTOPLASTIA

Dr. Caio Soares,Nariz

O desvio de septo é algo muito mais comum do que se imagina. A solução é a septoplastia. 

Antes de tudo, o desvio de septo se configura como uma separação do osso e da cartilagem das narinas. A malformação atrapalha um (ou ambos) os lados por causar uma obstrução, deixando os pacientes à mercê de congestões nasais frequentes. 

Essa condição também pode gerar roncos, sangramentos e cefaleias. Apesar disso, nem todos apresentam sintomas; muitas vezes apresentamos apenas um ou outro. Por isso a importância da avaliação de um otorrino para averiguar se esse é realmente o problema.

QUANDO É INDICADA A SEPTOPLASTIA?

Não são todos os casos que requerem a cirurgia. Pacientes com graus leves de desvio conseguem conviver tranquilamente com a condição.

No entanto, acidentes como batidas de carro, boladas, quedas e traumas no geral afetam diretamente a área e podem resultar na separação da cartilagem. Nesse caso, a cirurgia pode corrigir o problema. 

Em casos extremos, onde o desvio de septo atrapalha o seu dia-a-dia e suas noites de sono, é fundamental que você busque um otorrino.
Ele vai te guiar pelas etapas necessárias para alcançar sua melhora. Inclusive, a cirurgia de desvio de septo também é indicada para melhorar rinites agudas. 

A cirurgia da septoplastia pode ser feita a partir dos 16 anos e também pode ser feita para a retirada de tumores no septo, além de tratar a sensação de pressão ou dor sobre o dorso nasal, que é chamada de cefaleia rinogênica. 

COMO É FEITA A SEPTOPLASTIA?

O otorrinolaringologista especializado em cirurgia cérvico-facial é o médico que atenderá o paciente. Com anestesia geral e a possibilidade de anestesia local e sedação, o cirurgião fará uma incisão dentro do nariz buscando descolar a mucosa que está presente na cartilagem e no osso, ambos formadores do septo.

Depois de manusear a parte que estiver deformada e a corrigir, retirando e reposicionando o septo, ele partirá para a sutura.
Existem alguns casos em que podem ser utilizados temporariamente splints (moldes nasais) que ficam posicionados nas narinas.

Com duração de 60 a 90 minutos, o paciente receberá alta no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia, ficando internado por muito pouco tempo. 

O PÓS-OPERATÓRIO DA SEPTOPLASTIA

Como toda cirurgia, existem cuidados a serem tomados no período após a operação. 

Sangramentos leves nos primeiros dias são comuns. Para aliviá-los, basta fazer compressas geladas na face.
Elas também irão diminuir o inchaço e ajudar na cicatrização. 

Uma dieta também é sugerida para evitar principalmente alimentos quentes ou que contém muita gordura, pois ela desacelera o processo de cicatrização. Também é importante ficar em repouso pelo tempo recomendado pelo seu médico e evitar atividades físicas fortes.

Apesar de tudo, no geral, a recuperação é de cerca de uma semana, sem grandes problemas. 

A IMPORTÂNCIA DA SEPTOPLASTIA

Muito além de apenas uma cirurgia, a septoplastia é um avanço para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Em alguns casos, é possível até uma melhoria para aqueles que convivem com os pacientes.

Caso você esteja buscando melhorar seu quadro de rinite ou desvio de septo, a melhor solução é essa cirurgia.
Mas lembre-se: busque sempre um profissional da área.

Tags :
Nariz

Compartilhar :